Hero Blog Luso 1200X630

Deves beber água durante o treino?

Deves beber água durante o treino?

A prática de atividade física ou de exercício físico são muito importantes para uma rotina saudável. Existem inúmeras formas de seres mais ativo, como caminhar, correr ou andar de bicicleta ou de praticares exercício físico, desde modalidades coletivas a idas ao ginásio ou aulas de dança. Para muitas pessoas, o exercício físico faz parte da sua rotina diária. No entanto, a saúde e o bem-estar não dependem só da movimentação do corpo, mas também da hidratação. A água é a fonte para um estilo de vida saudável.

Será então que deves beber água durante o treino?

A ingestão de água e a atividade física

A água é uma componente forte do corpo humano, e embora varie ao longo da vida, corresponde em média a cerca de 60% do teu volume. Uma hidratação saudável depende de vários fatores e diverge de pessoa para pessoa, podendo variar entre 1,5 litros e 3 litros por dia.

Quando praticas exercício físico, o teu corpo aquece e é através da transpiração que o corpo humano regula a temperatura corporal. Desta forma, a água desempenha um papel importantíssimo neste processo e quanto maior for a perda através da transpiração maior a necessidade de reposição. A questão é: deves beber água durante o treino, antes do treino, ou no fim?

A ingestão de água antes do treino

Antes dos treinos e recomendável beber água da forma habitual de modo a garantir uma hidratação corporal adequada. O objetivo é ires treinar sem sede, o primeiro sinal de desidratação. Mas também não deves consumir demasiada água antes de ires treinar! Caso o faças, podes sentir necessidade de urinar e teres de interromper o teu treino várias vezes, perdendo a concentração e o foco nos teus objetivos.

A ingestão de água durante o treino

Durante o exercício físico é normal que percas água, nomeadamente através do suor. A quantidade que perdes depende do tipo de atividade ou exercício físico que estás a realizar, da temperatura ambiente e também do teu organismo e do seu funcionamento.

Durante a prática de exercício físico, deves ingerir, frequentemente (a cada 5 a 20 minutos), pequenas quantidades de líquidos (150-200 mililitros), ou seja, ires dando pequenos goles de água. A intenção de beber água durante o treino é evitar uma perda de água excessiva (2% do peso corporal).

A ingestão de água após o treino

Se não ingerires a quantidade adequada de líquidos durante o exercício, podes facilmente ficar desidratado. É por isso normal que sintas sede e necessidade de beber água após o treino, sobretudo quando este foi intenso, prolongado ou em períodos de maior calor. O consumo de alimentos e bebidas nas refeições posteriores ajuda a repor o teu estado de hidratação. No entanto, para uma recuperação rápida e completa, é recomendável que consumas cerca de 1,5 litros de líquido por cada quilo de peso que tenhas perdido. O que tu comes e bebes após o treino deve conter sódio para facilitar uma recuperação rápida, especialmente se transpirares muito ou se o exercício durar mais de duas horas.

Desidratação – sintomas e consequências

Agora que sabes a importância de beber água durante o treino , deixamos-te alguns sintomas de desidratação para que te mantenhas atento.
Existem três tipos de desidratação:

- Desidratação Leve
Sintomas: Sede constante, diminuição da quantidade de urina, urina escura
Estes sintomas são subtis, pelo que é natural que passem despercebidos.

- Desidratação Moderada
Sintomas: dores musculares, cãibras, tonturas.
Estes sintomas já são mais notórios e facilmente identificáveis. Caso passes por uma situação destas, bebe água, mas podes inclusive precisar de te dirigir a um profissional de saúde para um melhor aconselhamento/acompanhamento.

- Desidratação Severa
Sintomas: Pouco suor, lábios secos, febre baixa, olheiras, ritmo cardíaco lento
Neste caso podes precisar de te deslocar a um hospital para receberes administração de soro.

Algumas consequências da desidratação incluem dores de cabeça, irritabilidade, baixo desempenho físico e dificuldade em concentrares-te.

Assim sendo, lembra-te de ingerir água sempre, quer estejas a praticar exercício físico ou simplesmente em casa, ou a trabalhar! É importante que a água seja uma prioridade no teu quotidiano para que a tua saúde esteja bem. A água ajuda a proteger os teus tecidos e órgãos, promove o bom funcionamento dos teus músculos, aumenta a tua capacidade de atenção, concentração e memorização e fortalece a tua saúde cardiovascular!

Além disso, se és uma pessoa que sofre de dores de cabeça frequentes, a ingestão de água pode ajudar-te a aliviar os sintomas! Mantém-te hidratado e cuida sempre de ti.

Fontes:
https://www.deco.proteste.pt/saude/exercicio-fisico/noticias/como-manter-hidratacao-durante-desporto
https://www.noticiasaominuto.com/lifestyle/2125435/a-melhor-forma-de-beber-agua-durante-os-treinos
https://www.tuasaude.com/sintomas-de-desidratacao/
https://www.unilabs.pt/pt/unilabs/novidades-unilabs/blog/quanta-agua-devo-beber

Notícias Relacionadas