Introdução do garrafão de 7L e 5.4L permitiram a redução de 27% e 14% plástico/L, respetivamente
A introdução de formatos de maior capacidade (como o garrafão 7L e o de 5.4L), permite reduzir a percentagem de plástico por litro utilizado. Quando comparado com o formato de 1.5L, foi possível reduzir 27% e 14% plástico/L, respetivamente.
Nota: Este valor considera os projetos de redução de plástico/litro em todos os formatos de garrafas entre 2012 e 2023. Os valores são obtidos com base nas preformas, cápsulas e pegas (quando aplicável) de cada formato, tendo em conta a quantidade de plástico de cada material, com base nas fichas técnicas de cada formato/material de 2023. Ao fazer o rácio de plástico utilizado por litro, é possível obter a diferença de plástico/L utilizado entre formatos. Os formatos são idênticos em todos os materiais de embalagem, tendo apenas diferentes capacidades e formatos de garrafa.
Redução de utilização de 876 toneladas de plástico entre 2012 e 2023
A Água de Luso tem vindo a desenvolver ajustes nas suas garrafas, como a redução de plástico, cujos projetos contínuos permitiram já uma redução de cerca de 21% de plástico/L utilizado, o que representa a redução de utilização de plástico em 876 toneladas, entre 2012 e 2023.
Nota: Este valor considera os projetos de redução de plástico/litro em todos os formatos de garrafas entre 2012 e 2023. Os valores são obtidos com base nas preformas, cápsulas e pegas (quando aplicável) de cada formato, que utiliza uma certa quantidade de plástico por litragem. O valor absoluto de redução global de plástico (toneladas entre 2012 e 2023), é determinada pela diferença entre anos, sendo o seu somatório o valor global de redução que integra a aposta em formatos de maior capacidade.
Alteração do design da embalagem 50cl permitiu redução de 11% plástico/L vs modelos anteriores
Através de projetos de ecodesign e da consequente alteração da embalagem da garrafa 50cl de Água de Luso, foi possível reduzir a utilização de plástico em 11% quando comparado com modelos anteriores (equivalente à redução de utilização de 75 toneladas de plástico), entre 2012 e 2023.
Nota: Este valor considera os projetos de redução de plástico/litro em todos os formatos entre 2012 e 2023. Os valores são obtidos com base nas preformas, cápsulas e pegas (quando aplicável) de cada formato, que utiliza uma certa quantidade de plástico para uma cada litragem. O valor absoluto de redução global de plástico (toneladas entre 2012 e 2023), é determinada pela diferença entre anos, sendo o seu somatório o valor global de redução.
Otimização de utilização de plástico/L nas cápsulas permitiu uma redução de 36%, equivalente a 126 toneladas
O ecodesign e a redução de peso das embalagens passa também pelos seus componentes, como sejam as cápsulas, que através de projetos contínuos de otimização da utilização de plástico obtiveram uma redução da sua utilização por litro em 36% deste componente, equivalente a 128 toneladas de plástico, entre 2012 e 2023.
Nota: Este valor considera os projetos de redução de plástico (polietileno de baixa densidade) por litro em todos os formatos entre 2012 e 2023. Os valores são obtidos com base na avaliação do plástico presente nas cápsulas de cada formato e o respetivo rácio do plástico deste componente de embalagem. O valor absoluto de redução global de plástico (toneladas entre 2012 e 2023), é determinada pela diferença entre anos, sendo o seu somatório o valor global de redução de plástico nas cápsulas.
Redução de peso das pegas permitiu a redução de plástico/L utlizado de 27%
O ecodesign e a redução de peso das embalagens passa também pelos seus componentes, como sejam as pegas, que através de projetos contínuos de otimização de utilização de plástico obtiveram uma redução de utilização de plástico/L em 27% deste componente, equivalente a 31,7 toneladas de plástico resultante de um projeto implementado em 2022.
Nota: Este valor considera o projeto de redução de plástico/litro das pegas, implementado em 2022. Os valores são obtidos com base na avaliação do plástico presente nas pegas de cada formato (5,4 e 7 litros) e o respetivo rácio do plástico deste componente de embalagem antes e depois da implementação do projeto. O valor absoluto de redução de plástico é determinado pela sua diferença considerando o rácio antes e após a implementação do projeto, com base nas produções de 2022 e 2023.
Ecopack tem menos 59% de plástico/L quando comparado com garrafão de 5.4L
O Ecopack é um formato com maior capacidade (10L), que usa material de embalagem em cartão, o que permite produzir esta embalagem com menos 59% de plástico por litro, quando comparado com um garrafão de 5.4L
Nota: Avaliação comparativa (em percentagem) da quantidade de plástico entre a embalagem de BIB 10l e o garrafão de 5,4 l de marca luso, tendo por base as fichas técnicas de 2023 dos diferentes materiais plásticos facultadas pelos fornecedores
Da extração de recursos naturais até chegar às nossas mãos, a embalagem passa por um longo processo que não termina no momento do consumo. Quando reciclamos as nossas embalagens, aumentamos o seu ciclo de vida, contribuindo para a criação de novas matérias-primas que serão transformadas em novos produtos.
O Sistema Ponto Verde:
· Embaladores/Importadores
As empresas embaladoras e importadoras que colocam as suas embalagens no mercado, asseguram o destino final dos resíduos urbanos em que as suas embalagens se transformam após o consumo, através da transferência dessas responsabilidades para a Sociedade Ponto Verde.
· Distribuição
No circuito de distribuição, as embalagens não-reutilizáveis apenas podem ser comercializadas se estiverem abrangidas por um sistema integrado, como o sistema ponto verde.
· Consumidores
Nas suas casas, os consumidores separam as embalagens usadas por tipo de embalagem e colocam-nas em recipientes próprios (ecopontos domésticos, sacos ou cestos) que depois depositam nos ecopontos ou em sistemas de recolha porta-a-porta.
· Reciclagem/Matérias Primas
Os municípios ou empresas de gestão de resíduos urbanos efetuam a recolha e triagem das embalagens usadas, disponibilizando estes resíduos à Sociedade Ponto Verde, que os encaminha para reciclagem através da sua rede de parceiros industriais.
· Recolha e Triagem
Os operadores de gestão de resíduos que colaboram com a Sociedade Ponto Verde asseguram a retoma e reciclagem das embalagens usadas, reintroduzindo na economia matérias-primas recicladas que dão posteriormente origem a novos produtos.
Ecodesign
Reciclabilidade
Reciclagem
Processamento de materiais antigos em novos produtos, com o objetivo de evitar o desperdício de recursos potencialmente úteis, reduzir o consumo de matérias-primas frescas, o uso de energia, a poluição do ar e da água, a necessidade de rejeição “convencional” de resíduos e das emissões de gases de efeito estufa em comparação com a produção virgem.
Economia Circular
Modelo de produção e de consumo que envolve a partilha, a reutilização, a reparação e a reciclagem de materiais e produtos existentes, alargando o ciclo de vida dos mesmos, bem como a redução do desperdício ao mínimo. Quando um produto chega ao fim do seu ciclo de vida, os seus materiais são mantidos dentro da economia sempre que possível, podendo ser utilizados uma e outra vez, criando assim mais valor. (definição do Parlamento Europeu: https://www.europarl.europa.eu/).
A jornada de sustentabilidade da Água de Luso também engloba todo o ecossistema da sua origem. Assim sendo, protegemos este recurso hídrico através da defesa e manutenção do Sistema Aquífero da Água Mineral Natural de Luso, um recurso de excepção com origem na Serra do Bussaco, e cuja utilização consciente e sustentável deste recurso está na génese da marca, procurando garantir que esta água pura e intocável chega não só às gerações atuais como às gerações futuras.
Desde 2009 que a Fundação Luso é parceira da Fundação Mata do Bussaco com vários projetos ao longo dos anos, contribuindo assim para a preservação e conservação da Natureza e da Biodiversidade, protegendo e valorizando o património hídrico e natural do Luso, onde nasce a Água Mineral Natural de Luso.
Recuperação e Valorização do trilho da Água em toda a Mata
Proteção do aquífero da Água de Luso
Ações anuais de plantação de árvores e reflorestação